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Postado em 01 de Março de 2018 às 10h34

7 coisas que acabam com a credibilidade de uma marca

Pingoarte - Comunicação Visual - Chapecó/SC Conquistar a credibilidade de uma marca exige esforço e dedicação constantes. Afinal, para conseguir posicionar positivamente uma marca no mercado e se destacar da...
Conquistar a credibilidade de uma marca exige esforço e dedicação constantes. Afinal, para conseguir posicionar positivamente uma marca no mercado e se destacar da concorrência hoje em dia, é preciso ir além do que apenas atender bem os clientes.
 
Uma série de fatores são necessários para que o negócio obtenha uma boa reputação e credibilidade. O primeiro e mais importante deles, sem dúvida, é trabalhar com foco no cliente. A estratégia permite demonstrar aos seus clientes e futuros clientes o quanto sua empresa se preocupa em atender da melhor forma suas necessidades.  

A qualidade do serviço prestado também é considerado um fator extremamente relevante para conquistar a satisfação dos clientes. Possivelmente um cliente satisfeito indicará seus produtos e serviços para seus amigos e familiares, gerando ainda mais confiança dos consumidores com relação à marca. Transparência e honestidade são pilares obrigatórios para que uma marca conquiste credibilidade.

Mas talvez o mais desafiador seja evitar perder a credibilidade da marca. Manter a reputação da marca intacta e, se possível aprimorá-la constantemente é uma luta diária para empresas, independente do segmento de atuação. Ter a reputação de uma marca abalada pode acarretar muito mais do que apenas prejuízos para empresa, mas, também, a perda total da credibilidade, o que é muito mais difícil de recuperar.

7 coisas que podem arruinar a credibilidade de uma marca

A credibilidade de uma marca não é conquistada do dia para a noite, por isso é preciso ter cuidado e evitar algumas falhas que podem arruinar a reputação do seu negócio. Para um dos empreendedores mais respeitados do mundo, Warren Buffett, são necessários 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para arruiná-la. Portanto, saiba o que você não deve fazer para conseguir manter a credibilidade da sua marca.

Falhar no relacionamento com clientes e possíveis clientes
Manter uma cultura direcionada para atender às principais necessidades dos clientes é fundamental para que a sua empresa consiga entregar sempre as melhores experiências. Os atuais consumidores exigem atendimento personalizado e querem ser surpreendidos em cada interação com sua empresa. Se a sua empresa não conseguir resolver rapidamente algum problema que seu cliente tenha ou não possibilitar diferentes canais para atendê-lo, certamente isso poderá afetar a credibilidade da marca.
Não responder adequadamente feedback de clientes

A popularização das redes sociais proporcionou maior empoderamento aos consumidores, que já se acostumaram a compartilhar experiências, sejam elas boas ou ruins, por meio desses canais. Avaliações positivas sobre seu negócio na internet contribui muito para que clientes e possíveis clientes tenham uma boa percepção com relação à qualidade do produto ou do serviço prestado pela empresa.

Mas é preciso estar disposto a escutar as reclamações de clientes. Essa iniciativa é uma excelente oportunidade para sua empresa melhorar a qualidade dos serviços, garantir a satisfação e gerar lealdade à marca. Fique atento, na era digital uma postagem negativa pode comprometer a credibilidade de uma marca.

Não conhecer bem seus clientes

A maioria das empresas ainda são negligentes com relação à essa questão. Porém, ao buscar conhecer melhor seus clientes, mais facilmente a marca conseguirá entender quais são as necessidades, desejos e particularidades de seus clientes e melhor será o relacionamento com eles.

Oferecer experiências ruins

A mudança no comportamento dos consumidores passou a exigir das empresas experiências cada vez mais imediatas e consistentes. Se a sua empresa não estiver preparada para acompanhar essas transformações no mesmo ritmo, dificilmente ela irá sobreviver em um mercado altamente competitivo. Para não perder credibilidade é preciso atender clientes ou possíveis clientes da melhor forma - com serviços de qualidade e entregas pontuais, por exemplo - e em todos os momentos em que eles interagem com a marca.

Não se preocupar com a imagem da sua marca

Está cada vez mais difícil e concorrido atrair a atenção dos consumidores, seja no ambiente digital ou fora dele. Por isso, cada vez mais as empresas precisam se preocupar em adotar uma comunicação visual personalizada que ajude a fortalecer a imagem do negócio perante ao público-alvo. Se preocupar com a fachada da empresa, assim como manter comunicação visual alinhadas em todos os canais da marca passa a impressão de profissionalismo. Como consequência, a iniciativa também ajuda a aumentar a visibilidade da empresa, atrair novos clientes e gerar mais vendas.

Investir pouco na criação de vínculo com seus clientes

Investir na fidelização de seus clientes atuais pode ser mais vantajoso para a empresa do que trabalhar na conquista de novos. De acordo com Steve Denning, autor de The Secret Language of Leadership, empresas que trabalham para encantar seus clientes, conquistam não apenas consumidores, mas verdadeiros embaixadores da marca.

Não avaliar as experiências de seus atuais clientes

Sua empresa precisa se preocupar com a experiência do consumidor. Para demonstrar aos clientes que a sua marca está interessada na opinião deles, procure avaliar a satisfação deles sempre que possível. Dessa forma, com os insumos gerados por esse tipo de pesquisa, a empresa consegue avaliar quais melhorias deve implementar para melhorar as experiências de seus clientes.

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